top of page
Ministério da Saúde
Consulte e acesse aqui toda a legislação brasileira correlacionada a Cardiologia Intervencionista no âmbito do Ministério da Saúde e de suas autarquias reguladoras
MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS)
Portarias
ANVISA
Portarias MS
Inclui, na Tabela de Procedimento, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS), o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI), por via transfemoral, para tratamento da estenose aórtica grave em pacientes com contraindicação cirúrgica, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e dá outras providências.
Inclui na Tabela de Procedimento, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS o Implante Transcateter da Válvula Aórtica (ITVA) para tratamento da estenose aórtica grave em pacientes com contraindicação cirúrgica, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e dá outras providências.
Altera atributos de procedimentos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS e estabelece a dedução de recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade - MAC dos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Dispõe acerca de ações estratégicas, no âmbito da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e inclui, exclui e altera atributos de procedimento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Prótese e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde - SUS.
Portaria SAS Nº 1.848 de 21 de novembro de 2018
Estabelece o Registro Nacional de Implantes (RNI) - Módulo Stent como instrumento oficial do Registro do Implante de stents pelos hospitais e respectivos médicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e revoga a Portaria nº 726/SAS/MS de 6 de dezembro de 1999 (Stent SUS)
Portaria SAS Nº 1.846 de 21 de novembro de 2018
Atualiza critérios para habilitações de hospitais públicos, privados filantrópicos e privados lucrativos (preferencialmente nesta ordem) como CENTROS DE REFERÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE CARDIOVASCULAR no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Confira.
Portaria MS Nº 1.727 de 11 de julho de 2017
Aprova o Plano Nacional de Assistência à Criança com Cardiopatia Congênita e define seu financiamento via Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Confira.
Portaria GM Nº 281 de 27 de fevereiro de 2014
Institui o Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) pertinente a “Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade” no âmbito do SUS. Confira.
Portaria SAS Nº 706 de 20 de julho de 2012
Renomeia o Serviço de Cirurgia Cardiovascular (116) com SERVIÇO DE ATENÇÃO CARDIOVASCULAR/CARDIOLOGIA e o recompõe junto a Tabela de Serviços Especializados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES (Art.10). Confira.
Portaria SAS Nº 620 de 12 de novembro de 2010
Inclui (Art. 1º) na Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações utilizada no SCNES a
CBO 2231G1- MÉDICO CARDIOLOGISTA INTERVENCIONISTA e o tipifica (Art.1º, §1º): Entende-se por Médico Cardiologista Intervencionista o profissional médico especialista em cardiologia com pré-requisito obrigatório estabelecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e necessariamente certificado na Área de Atuação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e SBC e, portanto, apto para atuar em Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Procedimentos da Cardiologia Intervencionista. Confira.
Portaria SAS nº 154 de 18 de março de 2008
Recompõe a Tabela de Serviços Especializados/Classificação CBO.
Portaria SAS nº 07 de 04 de janeiro de 2008
Dispõe sobre adequações gerais pertinentes à unificação da Tabela SUS (Portarias anteriores). Inclui e exclui procedimentos, atualiza e disponibiliza a tabela completa de procedimentos (Anexos I a IX) bem como a estrutura e respectivas compatibilidades com OPM (Anexos X e XI).
Portaria GM nº 2.917 de 13 de novembro de 2007
Inclui procedimentos específicos da cardiologia na Tabela do SIA/SUS e no sistema APAC-SIA
Portaria GM nº 2.848 de 06 de novembro de 2007
Publica a tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais –OPM do SUS (10 anexos), estabelece sua implantação a partir da competência janeiro de 2008 e torna sem qualquer efeito as tabelas anteriores. Em especial, seu Art. 5º estabelece que as compatibilidades referentes aos procedimentos da Tabela em relação a Órteses e Próteses e Materiais especiais-OPM, bem como outras necessárias à implantação/implementação da Tabela, a serem editadas em Portarias específicas.
Portaria GM nº 321 de 08 de fevereiro de 2007
Institui a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais
Especiais –OPM do SUS, a partir da competência julho de 2007.
Portaria SAS nº 123 de 28 fevereiro de 2005
Altera a redação do Art. 7º da Portaria 210 de 15.06.04. Estipula preço e quantidade máxima para cateter guia e guia de troca (Tabela OPM). Seus anexos I e II dispõem sobre Normas de Classificação e Credenciamento de Unidades de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e respectivo formulário para vistoria do gestor. Especificamente, com relação à Cardiologia Intervencionista, foram observadas incorreções nos Artigos 5 e 6.
Portaria SAS nº 218 de 15 de junho de 2004
Define, exclui e altera itens e valores da Tabela OPM. Especificamente, com relação à Cardiologia Intervencionista, foram observadas incorreções nos Artigos 23, 24 e 25.
Portaria SAS nº 210 de 15 de junho de 2004
Dispõe sobre a definição de Unidades e Centros de Assistência em Alta Complexidade, suas aptidões e qualidades.
Institui a Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade e
delega às Secretarias de Estado da Saúde responsabilidades para a formação e
organização de Redes Estaduais e/ou Regionais de Atenção em Alta Complexidade
Cardiovascular. Confira.
Aprova as Diretrizes para o Implante de Prótese de Sustentação Intraluminal
Arterial (stent), restringe a realização do procedimento a hospitais previamente
cadastrados e estabelece a obrigatoriedade de preenchimento do formulário
“Registro Brasileiro de Prótese de Sustentação Intraluminal Arterial”.
Dispõe sobre as Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico - Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).
Notas Técnicas MS
ANS
Informa regras de atualização da Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e estabelece, em seu ANEXO II, para todos os efeitos de ordem sistêmica, a manutenção do código provisório atribuído ao Médico Cardiologista Intervencionista (Cód. 2231G1) e de outras nove ocupações.
Notas Técnicas MS
Manuais MS
Engloba requisitos específicos para a habilitação do Serviço de Assistência de
Alta Complexidade em Cardiologia Intervencionista em estabelecimentos de saúde
(Item 8.3 – Pág. 31 a 38).
Manuais MS
Produzido pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação, contém instrução
específica para o correto preenchimento da Classificação Brasileira de Ocupação
– CBO pertinente a profissionais médicos especialistas e médicos residentes
(Item 7- Págs.12 e 13).
ANVISA
ANS
bottom of page